Sobre os Chefes das Agências de Medicamentos (HMA)

O grupo dos Chefes das Agências de Medicamentos (Heads of Medicines Agencies) agrega numa rede de contactos os Chefes das Autoridades Competentes Nacionais cujas entidades são responsáveis pela regulação de medicamentos de uso humano e de uso veterinário no Espaço Económico Europeu.

Os HMA cooperam com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e com a Comissão Europeia na gestão da rede europeia de regulação na área dos medicamentos, num modelo único de cooperação e partilha de trabalho no âmbito das atividades de regulação, quer estatutárias quer voluntárias.

Os HMA são coordenados e supervisionados por um Grupo de Gestão e são apoiados por vários Grupos de Trabalho, abrangendo áreas específicas de responsabilidade, e por um Secretariado Permanente.

Principais atividades

Os HMA:

  • Endereçam temas estratégicos para a rede, como sejam a troca de informação, o desenvolvimento de sistemas de Tecnologias de Informação e a partilha de melhores práticas
  • Concentram-se no desenvolvimento, na coordenação e na consistência do sistema europeu de regulação de medicamentos
  • Asseguram o mais eficaz e eficiente uso de recursos em toda a rede de agências. Isto inclui o desenvolvimento e supervisão de acordos de partilha de trabalho
  • Coordenam os procedimentos de autorização de introdução no mercado de Reconhecimento Mútuo e Descentralizados.

As autoridades que integram o grupo apoiam a rede de agências fornecendo recursos profissionais e científicos de alta qualidade para todas as área da regulação de medicamentos, incluindo os procedimentos Centralizados, de Reconhecimento Mútuo, Descentralizados e Nacionais.